sexta-feira, 13 de junho de 2014

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2013

   



ESCOLA ESTADUAL PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO



  





PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO










GUARUJÁ 2013


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTOS.


 ESCOLA ESTADUAL PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO

   
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

Projeto construído coletivamente pela comunidade escolar a partir de reflexão e discussões dos problemas da escola para organização do trabalho pedagógico.


  
GUARUJÁ – 2013



PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESCOLA ESTADUAL PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO - GUARUJÁ – SP .
2013





APRESENTAÇÃO


O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Pastor Francisco Paiva de Figueiredo é resultado de um efetivo trabalho envolvendo toda a comunidade escolar em reuniões de estudos, reflexões, pesquisas por amostragem, relatórios, sínteses, etc.
               
Esse trabalho resultou em maior aprofundamento no conhecimento da realidade da escola visando reconhecer a necessidade de mudanças e sua efetivação. Para tanto, buscando fundamentação em teóricos da Educação, tivemos a oportunidade de confrontar suas teorias e a prática que exercemos.

Consonâncias e dissonâncias foram evidenciadas e estão registradas nos projeto, nas concepções dos profissionais da educação e ações por eles propostas objetivando efetivar os avanços educacionais pretendidos.

O Projeto Politico Pedagógico está em conformidade com: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96,  a Constituição Federal Brasileira; o Estatuto da Criança e do Adolescente; os Parâmetros Curriculares Nacionais; Deliberação 01/99 do Conselho Estadual de Educação do Estado de  Paulo  com metodologia prevista no Currículo do Estado de São Paulo que,  privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.


IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA ESTADUAL PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO
GUARUJÁ – SP.
Código CIE da Escola – 037217
Endereço: Rua Hélio Ferreira, 540, Jardim Boa Esperança, Guarujá/SP  -      CEP 11471-000
Telefone: (13) 3355 8439 – (13) 3355 4873.

Dependência administrativa – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Atos Legais

Códigos da Escola

Unidade Administrativa: 46 367
Registro no C.I.E. : 037217
Registro do Prédio na F.D.E.::02.02.106

Códigos da Unidade Escolar:

Autorização de Funcionamento
Ato Legal: Decreto nº 9491 – DOE 12/02/77
Res.: SE de 11/10/77 – DOE 12/10/77

Jurisdição:
Diretoria de Ensino – Região Santos.

  
Histórico:

A E. E. PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO     criada em 1977, com o nome de E. E. P. G. DE CONCEIÇÃOZINHA, até 1988, alterado em 1989 para E.E. P.G. PASTOR FRANCISCO PAIVA do DE FIGUEIREDO, pela Lei n.º 6475. De 02 de agosto de 1989, projeto de Lei nº 343/88 do deputado Ivan Espíndola de Ávila, na Gestão do Governador Orestes Quércia.

A escola atende alunos de vários bairros da cidade de Guarujá, sendo a maioria de classe baixa,  a escola torna-se o principal veículo de informação para a comunidade

A clientela não difere de outras escolas públicas da periferia do Estado de São Paulo, carentes de modo geral, muitas vezes desnutrida, provenientes de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de emprego ou atividade econômica, alcoolismo e uso de drogas. A delinquência entre os jovens é comum e a convivência diária com o crime banaliza a violência e a marginalidade.  Estudar  torna-se a única forma de escapar desse ambiente, sendo que muitos cobram a necessidade de cursos técnicos, já que poucos têm acesso à ETEC; agora disponibilizado o VENCE.

Os pais ou responsáveis são em grande parte semianalfabetos e alguns alfabetizados,  grande obstáculo para o acompanhamento da aprendizagem do aluno.


O perfil socioeconômico é bem diversificado, mas a maior parte dos alunos encontra-se situada na renda mínima, dependem de programas da bolsa família e transporte, pois residem em comunidades pobres afastadas da escola, a escola apresenta uma estrutura física inadequada,  com problemas estruturais, na rede , porém apresenta mobiliário em boas condições.

JUSTIFICATIVA:

A Escola tem como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Temos como propósito fortalecer nos educandos, a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis, a esperança. Queremos deste modo formar seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentos com o objetivo de conseguir posição social e retorno financeiro, uma sociedade que usa a guerra como argumento e faz dela meios para defender interesses políticos e religiosos.

Um mundo conturbado, onde a família, eixo central da sociedade, perde sua identidade, geral.

As consequências da crise global interferem na situação brasileira: menores abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo, famílias desestruturadas.

Quanto à educação, A escola tem a missão de compartilhar o conhecimento e estimular o jovem a permanecer nos estudos até concluí-lo desenvolvendo consciência crítica, de forma que seja capaz de analisar a realidade urbana, a fim de procurar novas técnicas de respeito ao meio ambiente. Também desejamos que nossa clientela interfira na sua comunidade, participando de decisões, buscado soluções, mantendo boa convivência, tendo presente em sua vida a religiosidade e os valores morais e éticos.

A escola mantem um bom relacionamento com a comunidade, apesar disso, não é grande a participação da mesma nas atividades regulares da Escola, são poucos os pais mais conscientes e colaborativos.

VISÃO DE EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE

Visão de educação

Educação é um dos processos de formação da pessoa humana. Processos através do qual as pessoas se inserem na sociedade, transformando-se e transformando a sua realidade.

Visão de escola

Ambiente que leva em conta o conjunto das dimensões da formação humana, onde o conhecimento é compartilhado e sistematizado, tendo a missão de formar seres humanos com consciência de seus direitos e deveres.

Visão de sociedade

Ambiente no qual o indivíduo está integrado, produzindo e reproduzindo relações sociais, problemas e propondo valores, alterando comportamentos, desconstruindo e construindo concepções, costumes e ideias. Onde o natural seja pensar no bem de todos e não apenas em si mesmo.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

A escola segue as matrizes pedagógicas que norteiam nossa prática e vivências fundamentais neste processo de humanização das pessoas, que também chamamos de educação.

Pedagogia da organização coletiva

A escola tem como desafio permanente difundir novas relações de trabalho, pelo jeito de dividir tarefas e pensar no bem estar do conjunto e da comunidade escolar. A escola se organiza coletivamente através de novas relações sociais que produz e reproduz valores, alternando comportamentos, costumes e ideias. Construindo a aprendizagem organicamente coletiva torna o espaço escolar uma janela aberta para a visão de um mundo novo, e de uma cultura de pensar no bem de todos.

Pedagogia do trabalho

Pelo trabalho nossa escola acredita que o educando compartilha conhecimentos, cria habilidades e forma consciência. Em si o trabalho já é uma potencialidade pedagógica, e a escola torna-o mais plenamente educativo, à medida que ajudamos os educandos a perceber o seu vínculo com as demais dimensões da vida humana. No cotidiano os educandos desenvolvem trabalhos na horta escolar à fim de vivenciarem os conhecimentos ecológicos ajudarem no auto sustento da merenda escolar.

Pedagogia da escolha

Dizemos que há uma pedagogia da escolha à medida que reconhecemos que a comunidade escolar se educa, se humaniza mais quando exercita a possibilidade de fazer escolhas e refletir sobre elas. Ao ter que assumir a responsabilidade pelas próprias decisões os indivíduos do processo educativo aprendem a dominar impulsos, influências, e aprendem também que a coerência entre valores que defende com as palavras e os valores que efetivamente se vive, é um desafio sempre em construção vivido na escola.

Pedagogia da história

A escola acredita que cultivar a memória é mais do que compreender friamente o próprio passado. A pedagogia da história se baseia em não ver a história somente como uma disciplina e passe a trabalhá-la como uma dimensão importante de todo o processo educativo. A comunidade tem uma história que desencadeou-se em movimento, pois todos as famílias vieram de diferentes comunidades e passaram por diversos conflitos sociais até chegarem neste lugar, sendo assim a escola tem o papel fundamental de manter viva e sempre em pleno resgate esse processo vivido pela comunidade.

FILOSOFIA DA ESCOLA

Educar partindo do principio: Prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.

OBJETIVO GERAL

Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha a favorecer o crescimento social da comunidade escolar.

São objetivos gerais da Escola:

- Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos para a vida em sociedade;
- Permitir ao aluno exercitar sua cidadania, a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir para sua transformação;
- Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
- Melhorar a qualidade do ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na Escola, evitando a evasão;
- Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
- Promover a integração escola comunidade;
- Atuar no sentido do desenvolvimento humano e social tendo em vista sua função maior de agente de desenvolvimento cultural e social na comunidade, a a par de seu trabalho educativo.

Metas e Ações da Escola:

Metas Imediatas:
- Diminuição dos níveis de evasão escolar;
- Conscientização e implantação da cidadania e da dimensão política;
- Envolvimento e interação da comunidade, com vistas a uma participação ativa;
- Adequação da elevação da qualidade de ensino, atravésde AT PCs e ações de
- Unificação de linguagens didáticas;
- Envolvimento dos docentes com as normas regimentares e disciplinares;

Metas Mediatas
- Alfabetizar em todas as áreas;
- Preparar para a construção do conhecimento;
- Saber respeitar o próximo, em seus bens materiais e morais;
- Usufruir dos bens da natureza, diminuindo os danos à mesma;
- Formar e não apenas informar;
- Dominar os conteúdos básicos programáticos;
- Internalizar seu papel como cidadão do mundo;
- Conscientizar sobre a sua contribuição para o bem estar da comunidade;
- Conscientização sobre a importância do estudo para o crescimento interior e auto realização;
- Formar cidadãos críticos e conscientes;
- Desenvolvimento das habilidades dos educandos.

Objetivos dos níveis de ensino

Ensino Fundamental 

O Ensino Fundamental II, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação, visa a que o aluno, ao final do Ciclo II, tenha as habilidades e competências previstas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

Ensino Médio

O Ensino Médio objetiva, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação a que o aluno demonstre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem as modernas formas de produção; conhecimento das formas contemporâneas de linguagem; domínio dos conhecimentos de ciências humanas e ambientais necessárias ao exercício da cidadania.

Objetivos específicos

Desenvolver a capacidade de organização dos educandos quanto à preservação e limpeza do ambiente educativo, pontualidade, horários da escola e o zelo ao patrimônio escolar:

-Vivenciar juntamente com a comunidade escolar, atitudes como humildade, respeito, postura, disciplina, solidariedade e amor a terra;
- Construir um ambiente educativo que vincule com a comunidade através dos processos econômicos, políticos e culturais;
- Cultivar a memória coletiva do povo brasileiro, valorizando a dimensão pedagógica da história da classe trabalhadora;
- Oferecer a comunidade escolar, momentos de estudo, a fim de qualificara atuação junto à comunidade escolar;
-Buscar a combinação entre teoria e trabalhos práticos como instrumentos para desenvolvermos habilidades e conhecimentos socialmente úteis à comunidade escolar.

PROPOSTA METODOLÓGICA

Queremos que os educandos possam ter mais urbanidade além dos saberes de competências e habilidades técnicas.  
Eles precisam aprender falar, ler, calcular, confrontar, dialogar, debater, dialogar, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história da luta pela terra, ou seja, cidadãos conscientes e capazes de interagir na sociedade.
A proposta de educação de nossa escola tem ênfase em três aspectos importantes na questão da metodologia de ensino: temas geradores; prática-teoria-prática; e participação coletiva.
O estudo a partir de Temas Geradores:  assuntos ou questões extraídas da realidade como forma de tomar da realidade concreta o ponto de partida do ensino, de superar uma abordagem estanque e desatualizada do ensino/aprendizagem mais atraente e significativo para os educandos.
Sendo assim; esse método de ensino torna o processo ensino-aprendizagem mais voltado às necessidades e aos interesses populares.
Em linhas gerais podemos dizer que Temas Geradores são assuntos ou questões extraídas da realidade. Em torno destas questões são desenvolvidos os conteúdos e práticas no conjunto da escola. A partir disso desejamos intervir concretamente na realidade. Através da relação entre prática-teoria-prática, temos como objetivo garantir que os educandos sejam estimulados a perceber como se utilizam na prática social os conhecimentos que vão produzindo na escola.
Temos uma grande preocupação com o desenvolvimento de habilidades e competências previstos no Currículo do Estado de São Paulo, conhecimentos práticos, que somente ações concretas podem proporcionar.
Queremos o método que ensine não só a dizer, mas também a fazer, nas várias dimensões pedagógicas.
A participação coletiva provoca nos educandos a vivência e assegura aos mesmos o direito de ter vez e voz no cotidiano educativo.
Os métodos de ensino ou a didática utilizada pelos educadores devem incentivar os educandos a se assumirem como sujeitos do processo ensino-aprendizagem: que têm opiniões, posições contestações, questionamentos, dúvidas, entre si, com os educadores, pais e outros.
O dia-a-dia escolar deve ser espaço de concentração para o estudo, mas também da fala, da discussão, da expressão de sentimentos.
A educação não é obra apenas da inteligência, do pensamento, é também da afetividade, do sentimento.
Esta combinação precisa estar tanto no ato de educar, como no de ser educado e deve ser o pilar da relação educador/educando, sustentado pelo companheirismo e pelo respeito no sentido profundo e libertador da palavra.

PERFIL DO EDUCANDO QUE PRETENDE FORMAR

Queremos que o nosso educando seja capaz de:

- sentir indignação diante de injustiças e de perda da dignidade humana,
- apresentar companheirismo e solidariedade nas relações entre as pessoas; bem como respeito às diferenças culturais, raciais e estilos pessoais;
- planejar atividades e dividir tarefas, tendo disciplina no trabalho e no estudo;
- demonstrar sensibilidade ecológica e respeito ao meio ambiente;
- praticar o exercício permanente da crítica e da autocrítica, bem como a criatividade e o espírito de iniciativa diante dos problemas;
- sonhar, de partilhar o sonho e as ações de realizá-la;
- demonstrar atitude de humildade, mas também de autoconfiança.

METAS E AÇÕES
Metas

Construir ambiente educativo onde todos os segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo processo educativo e pela conservação do patrimônio escolar;
- Conscientizar da importância do estudo, como fonte de conhecimento e apta afirmação;
- Estimular a participação da comunidade nas ações da escola;
-Ser espaço de interação e discussão conduzindo na busca de alternativas;
- Ter todas as crianças em idade escolar, frequentando a escola;

Ações
- Realização de reuniões com todos os segmentos da comunidade escolar para organização das atividades escolares;
- Realização de momentos cívicos semanalmente para entoação dos hinos Nacional e do Município.
- Realização, pelos alunos com o auxílio dos professores, de peças teatrais, declamação de poemas, dança; contribuindo para o enriquecimento da cultura;
- Realização de reuniões com o Conselho Escolar;
- Realização de reuniões com a Associação de  Pais e Mestres - APM;
- Realização de palestras com o Conselho Tutelar, psicológicos e pessoas da comunidade;
- Realização de eventos para a aquisição de recursos, a fim de realizar passeios educativos;
- Prestações de contas à comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

Entendemos a avaliação como um processo contínuo e cumulativo, contextualizado por toda a comunidade escolar. São realizadas práticas avaliativas diagnósticas, investigativas, participativa levando em consideração a participação efetiva do aluno.

Expressão dos resultados da avaliação

A avaliação é feita de forma constante e contínua no decorrer de todo o ano letivo, através de verificações dos conteúdos que estão sendo estudados.

É realizada:
- Avaliação somativa, um dos exemplos mais conhecidos é a prova objetiva (os mais variados tipos de testes, relatórios, questionários).
- Avaliação formativa, que pretende acompanhar o processo de aprendizagem, o crescimento e a formação dos alunos; que é feita através de observação diária.

Estudos de recuperação

A avaliação como já descrevemos é processo contínuo, devendo prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantificativos. Com base neste pensamento o estudo de recuperação é oferecido a todos os educandos, sempre que o educador notar deficiências no processo; é paralelo.

Controle de frequência

O educando será promovido para a série seguinte se tiver frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento da carga horária anual.                      O controle de frequência realizado no diário de classe educadores, os quais ficam arquivados ao final do ano letivo, na Secretaria da escola.
Quando as faltas do educando em excesso, os pais serão convocados para reunião na escola. Caso as faltas continuem, o caso é encaminhado ao Conselho Escolar. Se assim mesmo o problema continuar, será encaminhado ao Conselho Tutelar e ao Promotor da Infância e Juventude, a fim de que o mesmo tome as providências de acordo com a lei vigente.

Documentação escolar 

Ao término do ensino fundamental e do Ensino Médio, a escola conferirá certificado de conclusão e histórico escolar em duas vias.
A Escola para garantir a necessidade e do cumprimento da totalidade da carga horária e dos dias letivos previstos na Lei de diretrizes e bases, tem, além dos eventuais cadastrados, o Programa Apoio à A Aprendizagem com o objetivo de atender às demandas pedagógicas  dos anos finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio, a fim de assegurar o cumprimento integral das aulas programadas e dos dias letivos previstos no Calendário Escolar homologado, nos termos da Resolução SE Nº 68/2013.
As atividades a serem desenvolvidas pelos docentes serão fundamentadas nos objetivos, metas e resultados alcançados pelos alunos, nas avaliações internas e externas de escolar, estas atividades inseridas na Proposta Pedagógica, devidamente homologada, e organizando os materiais didático-pedagógicos a serem utilizados pelos docentes do Projeto.
Além das atribuições que lhe são inerentes, cabe ao professor: a) elaborar seu plano de ação, alinhado às ações do projeto estabelecido pela unidade escolar.; b) planejar e desenvolver as atividades do Projeto; c) subsidiar as atividades de apoio aos alunos com dificuldades d) auxiliar nas demais atividades promovidas pela escola; e) desenvolver as ações do Projeto e Apoio à Aprendizagem, de forma a assegurar aos alunos um aprendizado eficiente  e de boa qualidade.


CONCLUSÃO
.
Ao concluir este trabalho, afirmamos que nossa escola precisa ser um espaço aberto onde todos os sujeitos sejam estimulados ao exercício da escolha, nas pequenas e nas grandes coisas, de modo que assim aprendam a cultivar valores e a refletir sobre eles, o tempo todo.

Somente assim seremos a escola que queremos.

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