ESCOLA
ESTADUAL PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO
PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
GUARUJÁ
2013
GOVERNO DO
ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE
ENSINO – REGIÃO DE SANTOS.
ESCOLA ESTADUAL
PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO
PROJETO
POLITICO PEDAGÓGICO
Projeto
construído coletivamente pela comunidade escolar a partir de reflexão e
discussões dos problemas da escola para organização do trabalho pedagógico.
GUARUJÁ – 2013
PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESCOLA ESTADUAL PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO - GUARUJÁ – SP .
2013
APRESENTAÇÃO
O
Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Pastor Francisco Paiva de
Figueiredo é resultado de um efetivo trabalho envolvendo toda a comunidade
escolar em reuniões de estudos, reflexões, pesquisas por amostragem, relatórios,
sínteses, etc.
Esse
trabalho resultou em maior aprofundamento no conhecimento da realidade da
escola visando reconhecer a necessidade de mudanças e sua efetivação. Para
tanto, buscando fundamentação em teóricos da Educação, tivemos a oportunidade
de confrontar suas teorias e a prática que exercemos.
Consonâncias
e dissonâncias foram evidenciadas e estão registradas nos projeto, nas
concepções dos profissionais da educação e ações por eles propostas objetivando
efetivar os avanços educacionais pretendidos.
O
Projeto Politico Pedagógico está em conformidade com: a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96,
a Constituição Federal Brasileira; o Estatuto da Criança e do
Adolescente; os Parâmetros Curriculares Nacionais; Deliberação 01/99 do
Conselho Estadual de Educação do Estado de Paulo com
metodologia prevista no Currículo do Estado de São Paulo que, privilegia o ensino enquanto construção do
conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua
inserção no ambiente social utilizando, para isso os conteúdos curriculares da
base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA
ESTADUAL PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO
GUARUJÁ
– SP.
Código
CIE da Escola – 037217
Endereço:
Rua Hélio Ferreira, 540, Jardim Boa Esperança, Guarujá/SP -
CEP 11471-000
Telefone:
(13) 3355 8439 – (13) 3355 4873.
E-mail:
e037217a@see.sp.gov.br
Dependência
administrativa – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Atos
Legais
Códigos
da Escola
Unidade
Administrativa: 46 367
Registro
no C.I.E. : 037217
Registro
do Prédio na F.D.E.::02.02.106
Códigos
da Unidade Escolar:
Autorização
de Funcionamento
Ato
Legal: Decreto nº 9491 – DOE 12/02/77
Res.:
SE de 11/10/77 – DOE 12/10/77
Jurisdição:
Diretoria
de Ensino – Região Santos.
Histórico:
A
E. E. PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO criada
em 1977, com o nome de E. E. P. G. DE CONCEIÇÃOZINHA, até 1988, alterado em
1989 para E.E. P.G. PASTOR FRANCISCO PAIVA do DE FIGUEIREDO, pela Lei n.º 6475.
De 02 de agosto de 1989, projeto de Lei nº 343/88 do deputado Ivan Espíndola de
Ávila, na Gestão do Governador Orestes Quércia.
A escola atende alunos de vários
bairros da cidade de Guarujá, sendo a maioria de classe baixa, a escola torna-se o principal veículo de
informação para a comunidade
A clientela não difere de outras
escolas públicas da periferia do Estado de São Paulo, carentes de modo geral,
muitas vezes desnutrida, provenientes de lares desfeitos ou desestruturados
pela falta de emprego ou atividade econômica, alcoolismo e uso de drogas. A
delinquência entre os jovens é comum e a convivência diária com o crime
banaliza a violência e a marginalidade.
Estudar torna-se a única forma de
escapar desse ambiente, sendo que muitos cobram a necessidade de cursos técnicos,
já que poucos têm acesso à ETEC; agora disponibilizado o VENCE.
Os pais ou responsáveis são em
grande parte semianalfabetos e alguns alfabetizados, grande obstáculo para o acompanhamento da
aprendizagem do aluno.
O perfil socioeconômico é bem diversificado, mas a maior
parte dos alunos encontra-se
situada na renda mínima, dependem de programas da bolsa família e transporte,
pois residem em comunidades pobres afastadas da escola, a escola apresenta uma estrutura física inadequada,
com problemas estruturais, na rede ,
porém apresenta mobiliário em boas condições.
JUSTIFICATIVA:
A Escola tem como função
principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Temos como propósito fortalecer
nos educandos, a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a
sensibilidade, a contestação social,
a criatividade diante das situações difíceis, a esperança. Queremos deste modo
formar seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.
DIAGNÓSTICO DA
REALIDADE
Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter
conhecimentos com o objetivo de conseguir posição
social e retorno financeiro, uma sociedade que
usa a guerra como argumento e faz dela meios para defender interesses políticos
e religiosos.
Um mundo conturbado, onde a família, eixo central da sociedade, perde sua identidade, geral.
As consequências da crise global interferem na situação
brasileira: menores
abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo, famílias desestruturadas.
Quanto à educação, A escola tem a missão de compartilhar o conhecimento e estimular
o jovem a permanecer nos estudos até concluí-lo desenvolvendo consciência
crítica, de forma que seja capaz de analisar a realidade urbana, a fim de procurar novas técnicas de respeito ao meio ambiente. Também desejamos que nossa
clientela interfira na sua comunidade, participando de decisões, buscado
soluções, mantendo boa convivência, tendo
presente em sua vida a religiosidade e os valores morais e éticos.
A
escola mantem um bom relacionamento com a comunidade, apesar disso, não é
grande a participação da mesma nas atividades regulares da Escola, são poucos
os pais mais conscientes e colaborativos.
VISÃO DE EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE
Visão de educação
Educação
é um dos processos de formação da pessoa humana. Processos através do qual as pessoas se inserem na
sociedade, transformando-se e transformando a sua realidade.
Visão de escola
Ambiente que leva em conta o conjunto das dimensões da formação humana, onde o conhecimento é compartilhado e
sistematizado, tendo a missão de formar seres humanos com consciência de seus
direitos e deveres.
Visão de sociedade
Ambiente no qual o indivíduo está integrado, produzindo e
reproduzindo relações sociais, problemas e propondo valores, alterando
comportamentos, desconstruindo e construindo concepções, costumes e ideias.
Onde o natural seja pensar no bem de todos e não
apenas em si mesmo.
TENDÊNCIAS
PEDAGÓGICAS
A
escola segue as matrizes pedagógicas que norteiam nossa prática e vivências fundamentais neste processo de
humanização das pessoas, que também chamamos de educação.
Pedagogia da organização coletiva
A escola tem como desafio permanente difundir novas
relações de trabalho, pelo jeito de dividir tarefas e pensar no bem estar do
conjunto e da comunidade
escolar. A escola se organiza coletivamente
através de novas relações sociais que produz
e reproduz valores, alternando comportamentos, costumes e ideias. Construindo a
aprendizagem organicamente coletiva torna o espaço escolar uma janela aberta para a visão de um mundo novo,
e de uma cultura de pensar no bem de todos.
Pedagogia do trabalho
Pelo trabalho nossa escola acredita que o educando
compartilha conhecimentos, cria habilidades e
forma consciência. Em si o trabalho já é uma potencialidade
pedagógica, e a escola torna-o mais plenamente educativo, à medida que ajudamos os educandos a perceber o seu
vínculo com as demais dimensões da vida humana. No cotidiano os educandos desenvolvem trabalhos na horta escolar à fim de
vivenciarem os conhecimentos ecológicos ajudarem no auto sustento da
merenda escolar.
Pedagogia da escolha
Dizemos que há uma pedagogia da escolha à medida que
reconhecemos que a
comunidade escolar se educa, se humaniza mais quando exercita a possibilidade de fazer
escolhas e refletir sobre elas. Ao ter que assumir a responsabilidade
pelas próprias decisões os indivíduos do processo educativo aprendem a dominar impulsos, influências, e
aprendem também que a coerência entre valores que defende com as palavras e os
valores que efetivamente se vive, é um desafio sempre em construção
vivido na escola.
Pedagogia da
história
A escola acredita que cultivar a memória é mais do que compreender
friamente o
próprio passado. A pedagogia da história se baseia em não ver a história somente como uma disciplina e
passe a trabalhá-la como uma dimensão
importante de todo o processo educativo. A comunidade tem uma história que
desencadeou-se em movimento, pois todos as
famílias vieram de diferentes comunidades e passaram por diversos conflitos
sociais até chegarem neste lugar, sendo assim a escola tem o papel fundamental
de manter viva e sempre em pleno resgate esse processo vivido pela
comunidade.
FILOSOFIA DA ESCOLA
Educar partindo do principio: Prática-teoria-prática, em
busca da construção de
uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento
integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o
ambiente em que vivem.
OBJETIVO GERAL
Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de
formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência
crítica, capazes de produzir e compartilhar os
conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha a favorecer o crescimento
social da comunidade escolar.
São
objetivos gerais da Escola:
-
Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e
aprendam os conteúdos para a vida em sociedade;
-
Permitir ao aluno exercitar sua cidadania, a partir da compreensão da
realidade, para que possa contribuir para sua transformação;
-
Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por
parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
-
Melhorar a qualidade do ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno
na Escola, evitando a evasão;
-
Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na
melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
-
Promover a integração escola comunidade;
-
Atuar no sentido do desenvolvimento humano e social tendo em vista sua função
maior de agente de desenvolvimento cultural e social na comunidade, a a par de
seu trabalho educativo.
Metas
e Ações da Escola:
Metas Imediatas:
- Diminuição
dos níveis de evasão escolar;
- Conscientização
e implantação da cidadania e da dimensão política;
-
Envolvimento e interação da comunidade, com vistas a uma participação ativa;
-
Adequação da elevação da qualidade de ensino, atravésde AT PCs e ações de
-
Unificação de linguagens didáticas;
-
Envolvimento dos docentes com as normas regimentares e disciplinares;
Metas
Mediatas
- Alfabetizar em todas as áreas;
- Preparar para a
construção do conhecimento;
-
Saber respeitar o próximo, em seus bens materiais e morais;
-
Usufruir dos bens da natureza, diminuindo os danos à mesma;
-
Formar e não apenas informar;
-
Dominar os conteúdos básicos programáticos;
-
Internalizar seu papel como cidadão do mundo;
-
Conscientizar sobre a sua contribuição para o bem estar da comunidade;
-
Conscientização sobre a importância do estudo para o crescimento interior e auto
realização;
-
Formar cidadãos críticos e conscientes;
-
Desenvolvimento das habilidades dos educandos.
Objetivos
dos níveis de ensino
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental II, através de conteúdos, metodologias
e formas de acompanhamento e avaliação, visa a que o aluno, ao final do Ciclo
II, tenha as habilidades e competências previstas no Currículo Oficial do
Estado de São Paulo.
Ensino
Médio
O Ensino
Médio objetiva, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e
avaliação a que o aluno demonstre o domínio dos princípios científicos e
tecnológicos que presidem as modernas formas de produção; conhecimento das
formas contemporâneas de linguagem; domínio dos conhecimentos de ciências
humanas e ambientais necessárias ao exercício da cidadania.
Objetivos
específicos
Desenvolver a capacidade de organização dos educandos
quanto à preservação e
limpeza do ambiente educativo, pontualidade, horários da escola e o zelo ao patrimônio escolar:
-Vivenciar
juntamente com a comunidade
escolar, atitudes como humildade, respeito, postura, disciplina, solidariedade e amor a terra;
-
Construir um ambiente educativo que vincule com a comunidade através dos processos
econômicos, políticos e culturais;
- Cultivar a memória coletiva do povo brasileiro,
valorizando a dimensão pedagógica da história da classe
trabalhadora;
-
Oferecer a comunidade escolar, momentos de estudo, a fim de qualificara atuação
junto à comunidade escolar;
-Buscar a combinação entre teoria e trabalhos práticos
como instrumentos
para desenvolvermos habilidades e conhecimentos socialmente úteis à comunidade escolar.
PROPOSTA METODOLÓGICA
Queremos que os educandos possam ter mais urbanidade além
dos saberes de competências
e habilidades técnicas.
Eles precisam aprender falar, ler, calcular, confrontar,
dialogar, debater, dialogar, sentir, analisar, relacionar,
celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história da luta pela
terra, ou seja, cidadãos conscientes e capazes de interagir na
sociedade.
A proposta de educação de nossa escola tem ênfase em três
aspectos importantes na
questão da metodologia de ensino: temas geradores; prática-teoria-prática; e participação coletiva.
O
estudo a partir de Temas Geradores: assuntos
ou questões extraídas da realidade como forma de tomar da realidade concreta o
ponto de partida do ensino, de superar uma abordagem estanque e desatualizada do ensino/aprendizagem mais atraente
e significativo para os educandos.
Sendo assim; esse método de ensino torna o processo
ensino-aprendizagem mais voltado às
necessidades e aos interesses populares.
Em linhas gerais podemos dizer que Temas Geradores são
assuntos ou questões extraídas da realidade. Em
torno destas questões são desenvolvidos os conteúdos e práticas no conjunto da
escola. A partir disso desejamos intervir concretamente na realidade. Através da relação entre prática-teoria-prática,
temos como objetivo garantir que os educandos sejam estimulados a
perceber como se utilizam na prática social
os conhecimentos que vão produzindo na escola.
Temos uma grande preocupação com o desenvolvimento de habilidades e
competências previstos no Currículo do Estado de São Paulo, conhecimentos práticos, que somente ações concretas podem proporcionar.
Queremos
o método que ensine não só a dizer, mas também a fazer, nas várias dimensões pedagógicas.
A participação coletiva provoca nos educandos a vivência
e assegura aos mesmos o
direito de ter vez e voz no cotidiano educativo.
Os métodos de ensino
ou a didática utilizada pelos educadores devem incentivar os educandos a se assumirem como sujeitos do processo
ensino-aprendizagem: que têm opiniões,
posições contestações, questionamentos, dúvidas, entre si, com os educadores,
pais e outros.
O dia-a-dia escolar deve ser espaço de concentração para
o estudo, mas também da fala, da discussão, da
expressão de sentimentos.
A
educação não é obra apenas da inteligência, do pensamento, é também da
afetividade, do sentimento.
Esta
combinação precisa estar tanto no ato de educar, como no de ser educado e deve ser
o pilar da relação educador/educando,
sustentado pelo companheirismo e pelo respeito no sentido profundo e
libertador da palavra.
PERFIL DO EDUCANDO QUE PRETENDE FORMAR
Queremos
que o nosso educando seja capaz de:
- sentir
indignação diante de injustiças e de perda da dignidade humana,
- apresentar companheirismo e solidariedade nas
relações entre as pessoas; bem como respeito às diferenças culturais,
raciais e estilos pessoais;
- planejar atividades e dividir tarefas, tendo
disciplina no trabalho e no estudo;
- demonstrar
sensibilidade ecológica e respeito ao meio ambiente;
- praticar o exercício permanente da crítica e da
autocrítica, bem como a criatividade e o espírito de iniciativa diante
dos problemas;
- sonhar,
de partilhar o sonho e as ações de realizá-la;
- demonstrar
atitude de humildade, mas também de autoconfiança.
METAS E AÇÕES
Metas
Construir ambiente educativo onde todos os segmentos da
comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo
processo educativo e pela conservação do patrimônio escolar;
- Conscientizar da importância do estudo, como fonte de
conhecimento e apta afirmação;
-
Estimular a participação da comunidade nas ações da escola;
-Ser espaço de interação e discussão conduzindo na busca
de alternativas;
- Ter todas as crianças em idade escolar, frequentando a
escola;
Ações
-
Realização de reuniões com todos os segmentos da comunidade escolar para
organização das atividades escolares;
-
Realização de momentos cívicos semanalmente para entoação dos hinos Nacional e
do Município.
-
Realização, pelos alunos com o auxílio dos professores, de peças teatrais, declamação
de poemas, dança; contribuindo para o enriquecimento da cultura;
-
Realização de reuniões com o Conselho Escolar;
- Realização de reuniões com a Associação de Pais e Mestres - APM;
- Realização de palestras com o Conselho Tutelar,
psicológicos e pessoas da comunidade;
- Realização de eventos para a aquisição de recursos, a
fim de realizar passeios educativos;
- Prestações
de contas à comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
Entendemos a avaliação como um processo contínuo e
cumulativo, contextualizado por toda a comunidade escolar. São realizadas
práticas avaliativas
diagnósticas, investigativas, participativa levando em consideração a participação efetiva do aluno.
Expressão dos resultados da avaliação
A avaliação é feita de forma constante e contínua no
decorrer de todo o ano letivo, através de
verificações dos conteúdos que estão sendo estudados.
É realizada:
- Avaliação somativa, um dos exemplos mais conhecidos é a
prova objetiva (os mais variados tipos de
testes, relatórios, questionários).
- Avaliação
formativa, que pretende acompanhar o processo de aprendizagem, o crescimento e
a formação dos alunos; que é feita através de observação diária.
Estudos de recuperação
A avaliação como já descrevemos é processo contínuo,
devendo prevalecer os
aspectos qualitativos sobre os quantificativos. Com base neste pensamento o estudo de recuperação é
oferecido a todos os educandos, sempre
que o educador notar deficiências no processo; é paralelo.
Controle
de frequência
O educando será promovido para a série seguinte se tiver frequência
igual ou superior a setenta e cinco
por cento da carga horária anual. O controle de frequência realizado no diário de classe
educadores, os quais ficam arquivados ao final do ano letivo, na
Secretaria da escola.
Quando as faltas do educando em excesso, os pais serão convocados para reunião na escola. Caso as faltas continuem, o caso é encaminhado ao Conselho
Escolar. Se assim mesmo o problema continuar, será encaminhado ao Conselho
Tutelar e ao Promotor da Infância e Juventude, a fim de que o mesmo tome as
providências de acordo com a lei vigente.
Documentação
escolar
Ao término do ensino fundamental e do Ensino Médio, a
escola conferirá certificado de conclusão e histórico escolar em duas vias.
A
Escola para garantir a necessidade e do cumprimento da totalidade da carga
horária e dos dias letivos previstos na Lei de diretrizes e bases, tem, além
dos eventuais cadastrados, o Programa Apoio à A Aprendizagem com o objetivo de
atender às demandas pedagógicas dos anos
finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio, a fim de assegurar o
cumprimento integral das aulas programadas e dos dias letivos previstos no
Calendário Escolar homologado, nos termos da Resolução SE Nº 68/2013.
As
atividades a serem desenvolvidas pelos docentes serão fundamentadas nos
objetivos, metas e resultados alcançados pelos alunos, nas avaliações internas
e externas de escolar, estas atividades inseridas na Proposta Pedagógica,
devidamente homologada, e organizando os materiais didático-pedagógicos a serem
utilizados pelos docentes do Projeto.
Além
das atribuições que lhe são inerentes, cabe ao professor: a) elaborar seu plano
de ação, alinhado às ações do projeto estabelecido pela unidade escolar.; b)
planejar e desenvolver as atividades do Projeto; c) subsidiar as atividades de
apoio aos alunos com dificuldades d) auxiliar nas demais atividades promovidas
pela escola; e) desenvolver as ações do Projeto e Apoio à Aprendizagem, de
forma a assegurar aos alunos um aprendizado eficiente e de boa qualidade.
CONCLUSÃO
.
Ao concluir este trabalho, afirmamos que nossa escola
precisa ser um espaço aberto
onde todos os sujeitos sejam estimulados ao exercício da escolha, nas pequenas e nas grandes coisas, de modo que
assim aprendam a cultivar valores e a refletir sobre eles, o tempo todo.
Somente assim seremos a escola que
queremos.
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